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out 20

3 erros graves no ganho de massa

Ganhar massa muscular tem se tornado o desejo de muitos dos praticantes de treinamento resistido (musculação) mas, por incrívelganho de massa que pareça, alguns erros no ganho de massa insistem em continuar existindo. Eu poderia escrever quase que um livro para falar apenas de erros básicos que as pessoas continuam acreditando ser o correto, mas hoje vou falar de 3 erros que com certeza já darão um upgrade nos resultados caso você comece a corrigí-los.

1. TREINO EM EXCESSO – FALTA DE DESCANSO 

Sim, por incrível que pareça as pessoas continuam acreditando que quanto mais exercícios forem feitos num único dia será melhor. Esse pode ser considerado o erro mais grave de todos quando o assunto é ganho de massa muscular!

Quando terminamos um treinamento nossa fibras ficam lesionadas (imagem 1), e isso desde que dentro do seu limite, é necessário e benéfico. Após o treino entramos num processo chamado supercompensação, é neste momento que nosso organismo irá reconstituir as fibras lesionadas e repor estoques de glicogênio e outros macronutrientes que foram utilizados para a realização do treino. Falando a grosso modo, nosso organismo entende que houve uma necessidade de fibras e glicogênio para a execução daquele trabalho, após a recuperação ele irá nos dar um pouco a mais, e com isso pouco a pouco vamos tendo esse ganho de massa muscular. Isso explica a necessidade extrema do descanso e também o que o treino em excesso atrapalha.

(IMAGEM 1)

(imagem 1)

2. ALIMENTAÇÃO INADEQUADA

Primeiramente entenda duas coisas: não é só proteína que “vai te deixar grande” e também não adianta querer crescer bastante sem ganhar um pouco de gordura. Isso só seria realmente possível com o uso de anabolizantes! Para que haja uma boa recuperação em todo esse processo de restauração de fibras e nutrientes, uma alimentação adequada é indispensável. Não existe nenhuma dieta que funcione pra todo mundo, ficar procurando isso vai acabar estragando e muito seus resultados. Se não atrapalhar seus resultados muito provavelmente irá afetar negativamente sua saúde. Invista em um nutricionista de confiança!

3. VIVER NO TAL DE 3X10

Esse é um outro motivo muito comum que faz com que as pessoas parem de ter resultado. Infelizmente, por conta da grande quantidade de alunos contra poucos professores nas academias, os profissionais não conseguem elaborar planejamentos de treinos específicos para cada aluno. Existem diversas metodologias de treinos que podem ser aplicadas, testadas, excluídas e valorizadas. Isso vai depender de cada pessoa, ou seja, de como você responde a cada fase de treino. A variação do tipo de treino é importante para que exista vários tipos de estímulos em nossas fibras, parte neuromotora e hormonal. Busque se informar com seu professor ou personal o que pode ser feito para os resultados voltarem a aparecer.

para fins de direitos autorais das imagens:

(imagem 1) http://blog.firesuplementos.com.br/sem-categoria/hipercaloricos-para-ganho-de-massa-muscular/

(imagem 2) http://www.treinoemfoco.com.br/opiniao-qualificada/opiniao-qualificada-carga-para-o-aumento-do-volume-muscular/

Formado em Bacharel em Educação Física. Atuando como Personal Trainer e Consultor Fitness Online. Acredita que todos podem conquistar seus objetivos desde que tenham metas e, acima disso, força de vontade para conquistá-las.

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