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jan 27

Benefícios da musculação para a saúde

O treinamento resistido (musculação) tem sido associado apenas para a conquista de padrões estéticos específicos. Isso tem ocorrido de maneiramusculação tão corriqueira e assustadora que infelizmente está sendo cada vez mais comum ver praticantes de musculação usando anabolizantes e outros meios ofensivos a saúde para conquistar o “corpo perfeito”. Se você deixar esse culto ao corpo de lado, abrindo mão de meios ofensivos e usando a musculação da maneira correta, vai se surpreender  ao perceber como sua saúde também pode ser beneficiada.

  • Acelera o metabolismo

Aumentar a quantidade de massa muscular faz com que nosso metabolismo se torne mais rápido e eficiente. Isso traz automaticamente uma melhora para a saúde e qualidade de vida.

  • Diminui a perda de massa muscular

Com o passar dos anos há diminuição da produção dos nossos hormônios, inclusive aqueles que ajudam a manter nosso tônus muscular. A diminuição da massa muscular pode acarretar em diversos problemas crônicos que irão diminuir cada vez mais a qualidade da rotina do indivíduo. A prática da musculação pode prevenir este tipo de problema, o qual todos nós estamos destinados a ter.

musculação

  • Proteção para os ossos e articulações

A musculação auxilia na produção e absorção de cálcio, prevenindo futuros problemas como osteoporose. Também podem ser evitadas doenças crônicas das articulações, problemas com tendão e possíveis fraturas.

  • Coração mais forte

Quando praticada de maneira moderada, a musculação melhora todo o sistema circulatório, deixando veias, artérias e vasos mais fortes e evitando doenças como colesterol alto e hipertensão. Essas doenças ainda podem desenvolver aterosclerose (que é uma condição em que ocorre o acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias, o que restringe o fluxo sanguíneo) e, por consequência, derrames e outros problemas graves.

  • Prevenção de quedas

Todos nós vamos envelhecer – fato – e por mais que não pareça, a queda é um dos principais problemas na terceira idade. A falta da prática da musculação no passado deixou uma geração de idosos com pouco tônus muscular, ossos fracos e estrutura articular sem proteção. Praticar musculação ao menos 3x por semana ajuda evitar quedas ao passar dos anos.

Para fins de direitos autorais das imagens:

(imagem 1) http://caueteixeira.com/musculacao-e-saude/

(imagem 2) http://www.vedovatipisos.com.br/noticias-artigos/musculacao-ajuda-a-prevenir-cancer/

Formado em Bacharel em Educação Física. Atuando como Personal Trainer e Consultor Fitness Online. Acredita que todos podem conquistar seus objetivos desde que tenham metas e, acima disso, força de vontade para conquistá-las.

1 comentário

  1. Rose

    Muito bom e esclarecedor.

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