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mar 20

Conheça seu biotipo

BiotipoExistem aquelas pessoas que comem de tudo e não engordam, aquelas que com pouco tempo de treino já começam a ganhar músculos e aquelas que possuem mais facilidade em ganhar gordura. Diversos fatores estão relacionados a essa “divisão”, e pra ficar mais fácil de perceber onde você se encaixa houve a separação através do biotipo de cada pessoa sendo dividido em três: Ectomorfo, mesomorfo e endomorfo. Veja agora em qual biotipo você se encaixa e algumas dicas específicas para cada um.

ECTOMORFO

ectoO ectomorfo é aquela pessoa magra, que muitos possuem uma inveja por verem o ecto comendo muito e não engordando. Não se engane, muitos ectos possuem doenças relacionadas à obesidade. O motivo disso é justamente o abuso que muitos acabam tendo na má alimentação por ficarem sempre magros, além disso, a maioria dos homens ectos não gostam deste biotipo. São pessoas com uma estatura maior, um metabolismo muito rápido, ombros estreitos e com dificuldade em ganhar músculos.

INDICAÇÕES

Se você se encaixa aqui precisa fazer treinos curtos e intensos, os treinos longos só farão você chegar num estado de catabolismo muito rápido. Dê valor aos exercícios multi-articulares para que você possa erguer mais peso e ter uma maior ativação neuromuscular. Muitos nutricionistas indicam dietas hipercalóricas e com refeições específicas antes de dormir.

MESOMORFO

mesoDigamos que este seria o biotipo dos sonhos da maioria das pessoas. O meso possui uma grande facilidade em ganhar massa muscular, porém, é necessário um maior cuidado em relação a alimentação pois alguns deslizes podem acarretar a um acúmulo de gordura. O corpo além de ter facilidade em ganhar músculos também tem facilidade em definir, logo, isso explica o motivo de ser o biotipo dos sonhos.

INDICAÇÕES

A parte de treino cardiorrespiratório (aeróbico) pode ser mais valorizada que o ecto. Os treinos podem ser mais longos, e se o objetivo for valorizar a facilidade em ganhar massa deve-se também focar em exercícios multi-articulares. Como dito antes, muitos nutricionistas passam uma dieta com menos calorias que o ecto para que não comece a ganhar gordura.

ENDOMORFO

endoEsse biotipo está voltado para um maior acúmulo de gordura. Geralmente atletas de levantamento de peso, arremesso de peso, Rugby, entre outros esportes que exijam muita força, possuem este biotipo. Muitos são mais baixos e encorpados. Tem mais dificuldade em emagrecer devido um metabolismo mais lento e ombros largos. Mas também possuem facilidade para o ganho de massa muscular.

INDICAÇÕES

Aqui é que os treinos podem realmente ser mais longos e que a parte aeróbico deve ser ainda mais utilizada. Caso o objetivo seja valorizar o biotipo, explore ao máximo exercícios básicos pra que consiga levantar bastante peso. Tome cuidado com as calorias para que o acúmulo de gordura não seja ainda mais potencializado e uma vida sedentária.

Procure em qual biotipo você se encaixa, analise seus objetivos e procure um nutricionista e um educador físico. Bom treinos à todos.

Para fins de direitos autorais da imagem:

http://www.muscleandstrength.com/articles/body-types-ectomorph-mesomorph-endomorph.html

Formado em Bacharel em Educação Física. Atuando como Personal Trainer e Consultor Fitness Online. Acredita que todos podem conquistar seus objetivos desde que tenham metas e, acima disso, força de vontade para conquistá-las.

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