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maio 17

Diminua seu tempo na corrida

Ah… a corrida! A querida do momento e em constante crescimento em seus eventos. Assessorias de corrida ecorrida provas pelo Brasil e o mundo estão cada vez mais comuns e com mais adeptos. Muitos conquistaram o emagrecimento, fizeram novas amizades, descobriram uma nova paixão e/ou até se tornaram atletas desse esporte. Mas, sendo atleta ou não, o que mais percebo que movem as pessoas por essa vontade de correr nem sempre são as disputas com seus adversários, mas sim uma disputa que cada um tem consigo mesmo. Aquela vontade de na próxima prova bater o próprio recorde, na próxima de novo e de novo e de novo… Moram aqui alguns perigos e falhas para a conquista desse sonho. Vamos lá que irei tentar te ajudar!

Lesões na corrida

Já falei sobre isso num outro post aqui no blog. Caso ainda não tenha lido é só clicar aqui para ter também esse conhecimento. Agora vamos falar sobre o tempo!

tempo na corrida

Diminuindo o tempo

Muitos com certeza já ouviram falar sobre a importância do descanso na musculação para quem busca a hipertrofia muscular (aumento de massa muscular). Com a corrida isso não é diferente. Do mesmo jeito que o exagero nas corridas pode lhe trazer lesões, também será o culpado por seu desempenho não melhorar, podendo na verdade piorar. Correr uma maratona por semana não significa que você vai se sair bem na prova do dia “x” que será daqui uns 4 meses. Outro erro muito comum é a crença de que treinar mais forte na semana da prova vai te deixar mais resistente. Muito pelo contrário, essa semana é a que você irá descansar e deixar seu corpo absorver o melhor de todos os treinos que você fez com planejamento, para essa corrida que está chegando. É nesse momento que seu corpo recupera melhor as mitocôndrias, o que dará uma melhor oxigenação no seu sangue e por consequência um melhor desempenho. Suas fibras musculares irão se recompor totalmente e você chegará no seu ápice da performance no dia da corrida. É necessário apenas que o profissional que te acompanha analise se será necessário um descanso ativo (com leves caminhadas e no máximo alguns trotes) ou passivo (com descanso total). Isso vai depender da carga de treino que você teve antes disso.

A maioria das provas tem no mínimo 5km de distância, usando esse percurso como exemplo darei outra dica. Se você corre os 5km, não significa que algumas vezes você não irá fazer mais ou menos que isso. Em alguns momentos será necessário correr ao menos 3km a mais, em outros você fará tiros que não passarão de 2km. Fazer isso faz com que seu corpo crie diversas adaptações e, por consequência, melhore ainda mais justamente os 5km. Isso vale para qualquer outra distância.

Agora que você já sabe dessas dicas simples, porém tão especiais e infelizmente negligenciadas, é só ver com seu professor o que melhor se encaixa em sua rotina e tirar o melhor proveito de tudo!

Boas corridas por aí 😉

Para fins de direitos autorais das imagens:

(imagem 1) http://www.alexpalhano.com.br/materia.php?id_materia=4603

(imagem 2) http://porfalaremcorrida.com/category/vem-por-ai/

Formado em Bacharel em Educação Física. Atuando como Personal Trainer e Consultor Fitness Online. Acredita que todos podem conquistar seus objetivos desde que tenham metas e, acima disso, força de vontade para conquistá-las.

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