«

»

maio 29

Glúteo com caneleira… pode ou não pode?

Vamos simular “dois gênios” da ciência do exercício físico discutindo sobre exercícios com caneleira ou não!

(gênio 1) Exercício com caneleira foi inventado no Brasil e não serve de nada, é apenas modinha.

(gênio 2) Você está equivocado, sempre trabalhei assim com minhas alunas e todas elas estão satisfeitas com o bumbum que conquistaram realizando glúteo com caneleira.

(gênio 1) Mas de acordo com… o agachamento sempre ativa mais o glúteo.

(gênio 2) Mas de acordo com… existem sim comprovações de ativação muscular dos glúteos nos exercícios com caneleira.

2 horas depois os “gênios” deram início a terceira guerra mundial.

Tenho percebido que esta questão vai longe e na realidade já havia falado sobre este assunto. Mas como é uma discussão que continua forte vou aqui dar minha humilde opinião sobre o assunto.

glúteo

PODE OU NÃO PODE?

A resposta é sim e não! E ah, os “dois Gênios” na realidade estão certos.  Mas quero hoje falar de uma maneira mais descontraída sobre este assunto para não parecer ser Deus ou vilão de exercício x ou y.

Sim, o agachamento, o Leg Press, o afundo, o agachamento unilateral, entre outros exercícios também conhecidos como multiarticulares (mais de uma articulação envolvida no trabalho), de fato são mais eficientes que os exercícios com caneleira, e sim, também possuem uma menor pressão na lombar. Exercícios com caneleira também ativam a musculatura do glúteo e isso não tem nada a ver com “sentir o músculo queimar”. Se queimar o músculo fosse sinal de trabalho intenso, glúteo quatro apoios seria bem mais eficiente que Leg Press.

A questão é que, desde que a execução do exercício seja realizada corretamente e respeitando limite de carga e amplitude, ambos lhe trarão resultados, uns mais rapidamente e outros não. E antes que apareça um terceiro gênio querendo me crucificar, quero deixar claro que quando o assunto é aumentar mesmo o bumbum, existe sim uma superioridade nos exercícios multiarticulares. Fazer só agachamento não vai matar ninguém e também ter na sua rotina glúteo com caneleira não é sinônimo de burrice. Se lhe dar prazer faça, seguindo os devidos cuidados. Agora se você falar que SÓ faz exercícios com caneleira para aumentar o bumbum, tenho que deixar claro que isso sim é exagero.

Formado em Bacharel em Educação Física. Atuando como Personal Trainer e Consultor Fitness Online. Acredita que todos podem conquistar seus objetivos desde que tenham metas e, acima disso, força de vontade para conquistá-las.

2 comentários

  1. michelly

    se fazer exercicio e casa com canelereira da resultados ?

  2. Philipe

    Michelly!

    Você pode fazer outros exercícios em casa além do glúteo 4 apoios. OS próprios agachamentos e afundos por exemplo! Procure um profissional que possa lhe orientar exatamente a quantidade de cada exercício para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>