«

»

jul 07

O que é metabolismo?

Já vi muitas pessoas associando metabolismo a uma parte do corpo ou então a algum sistema de treinamento. Ignorância? De maneira alguma, metabolismoapenas não conhecimento de algo que além de específico, também é usado por alguns espertinhos para iludir algumas pessoas e ganhar dinheiro fácil.

O metabolismo está dividido em anabolismo e catabolismo, no qual um está relacionado com o uso de nutrientes para a síntese de novas células e o outro com a degradação de nutrientes para a formação de energia para o nosso corpo, respectivamente. Vamos a mais detalhes.

O anabolismo e o catabolismo não irão acontecer de maneira separada em nosso corpo, ambos estarão atuando em conjunto para realizar a necessidade do organismo no momento. Apenas para nos mantermos vivos, para haver as batidas do coração, a respiração, digestão, entre tudo mais, o corpo sofre catabolismo, ou seja, quebra nutrientes para fornecer energia para que estes órgãos possam funcionar. Isso é chamado de metabolismo basal, ou de repouso. Quando estamos em alguma atividade ou exercício físico esse processo de catabolismo aumenta, afinal, músculos estarão sendo solicitados e isso irá exigir mais energia. O anabolismo ocorre por exemplo após um treino, se houver a ingestão correta de nutrientes seu corpo irá usá-los para regenerar as células musculares e assim fazer a construção desse tecido.

metabolismo

[important]COMO USAR O METABOLISMO PARA EMAGRECER?[/important]

Em alguns momentos falar em anabolismo tem dado a impressão apenas de ficar forte, porém, anabolismo não é apenas de células musculares e sim de qualquer célula ou tecido corporal. Se uma pessoa ingerir uma grande quantidade de carboidratos ou gorduras, irá sofrer um anabolismo de células gordurosas formando um tecido adiposo maior. Para emagrecer o foco então é manter o corpo em catabolismo? Resumidamente sim, mas é necessário uma análise específica através de um nutricionista para que ele indique a quantidade de cada alimento que você irá comer, fazendo assim com que você tenha um emagrecimento saudável e sem dietas radicais que apenas acabam com o organismo. E lembre-se que mais músculos significam um metabolismo mais acelerado, então com certeza a musculação irá te ajudar nesse processo.

[important]COMO USAR O METABOLISMO PARA GANHAR MÚSCULOS?[/important]

Algumas pessoas responderiam de cara que o correto seria aumentar e muito a ingestão de proteínas, mas será? Aqui entra na verdade a mesma questão acima, é necessário passar por um nutricionista para saber exatamente a quantidade de cada coisa para que seu objetivo seja alcançado. Óbvio que muito provavelmente será necessário aumentar a ingestão de proteínas e de água ingerida, porém, o excesso pode em pouco tempo lhe trazer um efeito reverso. Radicalismo independente do objetivo não é a melhor opção!

Para fins de direitos autorais das imagens:

(imagem 1) http://www.dicasparaperderpeso.com.br/o-que-e-metabolismo/

(imagem 2) https://www.youtube.com/watch?v=Ds90tSI5sj0

 

Formado em Bacharel em Educação Física. Atuando como Personal Trainer e Consultor Fitness Online. Acredita que todos podem conquistar seus objetivos desde que tenham metas e, acima disso, força de vontade para conquistá-las.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>